ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

CARTA DE INTENÇÕES

Entre os dias 16 e 22 de Setembro aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a III Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um!

Nestes dias, católicos e evangélicos vivenciaram momentos de fraternidade, oração, escuta/partilha da Palavra e testemunho conjunto do Evangelho!

Todos experimentaram novamente que a unidade é dom do Espírito Santo, acolhida por nós quando nos dispomos a tecer relações fraternas como “artesãos da unidade”, tal como nos disse Mons. Juan Usma (Delegado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos) em sua conferência.

Aos Irmãos e Irmãs que se fizeram presentes na Conferência nosso agradecimento e àqueles que não puderem estar conosco manifestamos nossa proximidade e comunhão em oração, certos de que estamos todos empenhados no caminho da unidade do Corpo de Cristo nas mais diversas iniciativas!

Um dos marcadores importantes desta III Conferência Internacional Somos Um é a Carta de Intenções: documento assinado por católicos e evangélicos que expressa um conjunto de princípios comuns e atitudes práticas que desejamos fomentar em nossas Igrejas a fim de colaborar com o processo da unidade entre os cristãos a partir das relações fraternas, da oração e do testemunho conjunto do Evangelho de Jesus Cristo! Em suma, a Carta contém intenções claras que nos levam a buscar a unidade a partir dos elementos bíblicos que fundamental a comunhão!

Cada um, em sua Igreja/Comunidade Local, poderá ecoar estas intenções de modo a motivar outros irmãos e irmãs a fazerem-se igualmente “artesãos da unidade”!

Além disso, muitos Irmãos e Irmãs que não puderem estar na Conferência manifestaram o desejo de assinar a Carta de Intenções com vistas a manifestar seu assentimento a estas intenções em face dos contextos locais em que vivem. Para tanto, propomos um link para que estes Irmãos e Irmãs (e outros que assim desejarem) possam ter contato com o conteúdo da Carta e possam assiná-la virtualmente.

III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE LOUVOR E ADORAÇÃO SOMOS UM 16 a 22 de Setembro de 2019 – Rio de Janeiro / Brasil

CARTA DE INTENÇÕES

Nós, líderes católicos e evangélicos reunidos de 16 a 22 de setembro de 2019, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), para a III Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, afirmamos juntos que:

· Acima de todas as divisões está o “amor, derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5): este é o mandamento novo e a medida de todos os dons (cf. Jo 13,34; 1Cor 13).

· A unidade dos que creem é vontade expressa de Jesus e objeto de sua oração ao Pai: “Que todos sejam um, para que o mundo creia” (João 17,21).

· O fundamento da unidade é Cristo, Cabeça da Igreja na diversidade de muitos membros, tendo por artífice o Espírito Santo, vínculo de amor e comunhão (cf. 1Cor 12,12-13.27).

· A Trindade é fonte e modelo de comunhão para a Igreja, congregada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28,19; 1Pd 1,2).

· O Espírito Santo confere aos cristãos dons carismáticos e dons ministeriais para o bem comum, a edificação do Corpo eclesial e o testemunho do Evangelho (cf. 1Cor 12,1-11; Rm 12,4-8; Ef 4,11-16).

· O Pentecostes é graça atual do mesmo Espírito, que ilumina, conduz e renova a Igreja de Cristo para que se realize como Povo ungido, em unidade, santidade, universalidade e apostolicidade (cf. At 2,39; 1Jo 2,20)

· A unidade é imperativo do Evangelho e vocação da Igreja (cf. Jo 17,21; Ef 4,1-6), solicitando caridade e empenho dos discípulos do Senhor na evangelização da contemporaneidade.

À luz desses princípios que nos inspiram na busca da comunhão no Corpo de Cristo, expressamos as seguintes intenções, com vistas a acolher e frutificar o dom da unidade:

· Dispomo-nos à conversão contínua, para que as feridas da divisão sejam curadas e impere entre nós o amor (cf. Jo 13,35).

· Queremos fortalecer nossos laços de amizade, respeito e comunhão fraterna (cf. Hb 13,1).

· Buscaremos viver em permanente estado de missão, favorecendo a unidade do Corpo de Cristo em nossas atividades apostólicas, o quanto possível, pela caridade, oração e testemunho conjunto do Evangelho (cf. Jo 20,21-22; At 1,8).

· Serviremos ao Reino de Deus como ministros de reconciliação (cf. 1Cor 5,18), promovendo a justiça, a paz e a misericórdia, fiéis às Bem-aventuranças (cf. Mt 5,1-16).

· Desejamos partilhar com os cristãos do Brasil a profecia de unidade que o Espírito Santo faz ecoar no mundo, acolhendo este mover como graça e repartindo nossa experiência com os cristãos de outros países, para formar uma rede de fraternidade, testemunho e intercessão (cf. Rm 12,5; Ef 4,15-16).

· Reconhecemos as iniciativas de unidade já realizadas, especialmente no Diálogo Católico-Pentecostal; e queremos favorecer outras mais, através do encontro e diálogo entre nós (cf. 1Cor 3,5-7; Fl 2,1-4).

· Em nossas relações, seguiremos princípios básicos: o respeito às identidades confessionais, a eclesialidade (comunhão de cada participante com sua Igreja/Comunidade), o não-proselitismo e a busca da unidade como dom do Espírito Santo (cf. Mc 9,38-40; 1Cor 12,4-6).

· De coração aberto, queremos cultivar nossa comunhão no Espírito, com espaços fraternos de oração, formação e adoração do Deus Trindade, à luz da Palavra (cf. Mt 5,9-13; Jo 4,23).

Com isso, nós afirmamos que a unidade dos que creem em Cristo é condição “para que o mundo creia” (Jo 17,21), dispostos a que nosso testemunho seja um sinal da graça do Espírito “que distribui seus dons conforme lhe apraz” (1Cor 12,11) e nos faz proclamar juntos que “Jesus é o Senhor” (1Cor 12,3).

Rio de Janeiro, 19 de setembro de 2019.

Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist.​

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

Bispo Abner Ferreira

Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Igreja Assembleia de Deus Madureira

Mons. Juan Usma Góme

Delegado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Vaticano)

Pr. Bob Garrett

Coordenador da Comunidade Alleluia (Augusta/Georgia-EUA) / Secretário da CLF (Charismatic Leaders Fellowship)

Dom Francisco Biasin

Delegado da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB

Rev. Erni Seibert

Diretor Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil

Sr. Claudio Bomfim de Castro e Silva

Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro

Sra. Sylvia Jane Hodge Crivella

Primeira-Dama da Cidade do Rio de Janeiro

Sr. Izaías de Souza Carneiro

Moderador da Comunidade Coração Novo / Presidente da Missão e da Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um

Pr. Bené Gomes

Nova Igreja (Rio de Janeiro/Brasil) / Missão Somos Um

Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ

Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal (Vaticano) / Assessor Teológico da Missão Somos Um

Pr. Bruno Ierullo

Ministério Catch the Fire (Toronto/Canadá) / United in Christ (Canadá) / Conselheiro Internacional da Missão Somos Um

Pe. Geomar Enrique Córdoba Vega, MU

Congregação Misioneros de la Unidad (Valledupar/Colômbia) e Conselheiro Internacional da Missão Somos Um

Pr. José Carlos Marion

Unidade Cristã Missionária (Jundiaí/Brasil) e Conselheiro da Missão Somos Um