Selecione uma bandeira para alterar o idioma.

Arquidiocese do Rio sedia encontro internacional pela unidade entre católicos e evangélicos pentecostais

somosunf01254

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está sediando, desde o dia 19 de setembro, na Cidade das Artes, a ‘III Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um’. O encontro é uma iniciativa da Comunidade Católica Coração Novo e conta com o apoio e presença do arcebispo da cidade, Cardeal Orani João Cardeal Tempesta, além de irmãos católicos e evangélicos de diferentes comunidades e denominações do Brasil e de outros países.

Com o tema “Amai-vos: nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35), a Conferência se sustenta a partir de uma aliança espiritual de sua liderança e daqueles que aderem, baseada em quatro princípios: o do respeito às identidades; o da eclesialidade; o do não-proselitismo; e o da busca da unidade como dom do Espírito. Desta forma, reúne lideranças e pessoas com o coração aberto a vontade de Deus que têm dedicado suas vidas ao serviço da unidade do Corpo de Cristo e colaboram neste ministério para restaurar a comunhão possível na Igreja, até que cheguemos à comunhão plena.

Encontro dos Líderes Internacionais com o Governo Geral da Arquidiocese do Rio de Janeiro

A primeira atividade da semana promovida pela Conferência foi o ‘Encontro dos Líderes Internacionais com o Governo Geral da Arquidiocese do Rio de Janeiro’, realizado no dia 17 de setembro. Orientados e acompanhados pela presidência da ‘Missão Somos Um’, os líderes internacionais estiveram na Mitra Arquiepiscopal para uma reunião com o Cardeal Orani João Tempesta, seus bispos auxiliares e demais sacerdotes que compõem o governo diocesano. De acordo com a organização do evento, o objetivo do encontro foi para que os líderes internacionais pudessem manifestar seu apoio à ‘Missão Somos Um’ como iniciativa ecumênica situada na igreja particular do Rio de Janeiro. Além disso, as lideranças manifestaram a Dom Orani a relevância do trabalho desenvolvido pela ‘Missão Somos Um’, a fim de que essa experiência se consolide como um caminho possível para a unidade entre católicos e evangélicos pentecostais na esteira do que tem ocorrido ao redor do mundo. Cardeal Tempesta acolheu tais manifestações com alegria e assentiu às proposições, expressando sua satisfação com esse processo, que elucida em parte seu próprio lema episcopal: “que todos sejam um”.

Café com o Bispo Abner Ferreira

No dia 18 de setembro, o Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Assembleia de Deus Madureira, Bispo Abner Ferreira, ofereceu um café para os líderes nacionais e internacionais, e para a presidência da ‘Missão Somos Um’. Com um diálogo aberto sobre o tema da unidade, o evento, que ocorreu em clima de fraternidade, contou com a fala de cada liderança presente, que pôde expor suas experiências ecumênicas ao Bispo Abner, que, com alegria, acolheu a todos e manifestou seu apoio e assentimento a esse processo proposto entre católicos e evangélicos.

Dia de Comunhão para Líderes Nacionais e Internacionais

Abrindo os trabalhos no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, o ‘Dia de Comunhão para Líderes Nacionais e Internacionais’ foi realizado na última quinta-feira, 19 de setembro. Todos estiveram reunidos para um dia de oração, comunhão, louvor, adoração e partilha. O momento foi encerrado com cerimônia solene de ‘Assinatura da Carta de Intenções do Rio de Janeiro’. Como sua denominação indica, trata-se de uma carta que contêm atitudes práticas pautadas em intenções claras relativas aos princípios bíblicos que fundamentam a unidade da Igreja em prol da oração conjunta, da comunhão, da fraternidade, do testemunho comum do Evangelho e da partilha de experiências. Diversas lideranças assinaram o documento, dentre elas: Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Izaías de Souza Carneiro, presidente da ‘Missão Somos Um’; Monsenhor Juan Usma Goméz, delegado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos – Vaticano; Reverendo Erni Seibert, da Sociedade Bíblica do Brasil; Pastor Bob Garrett, da Comunidade Alleluia – Estados Unidos; Sylvia Crivella, primeira-dama da cidade do Rio de Janeiro; e Cláudio Castro, vice-governador do Estado do Rio de Janeiro. O Bispo Abner Ferreira, Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Assembleia de Deus Madureira, assinará a Carta de Intenções neste domingo, 22 de setembro.

Ato de Intercessão pela Unidade do Corpo de Cristo e Fórum para Ministros de Louvor e Adoração

O ‘Ato de Intercessão pela Unidade do Corpo de Cristo’ ocorreu na manhã do dia 20 de setembro, no monumento ao Cristo Redentor. Lideranças católicas e evangélicas motivaram um momento de oração no alto do Corcovado, manifestando publicamente o senhorio de Jesus. Já durante a noite da última sexta-feira, foi realizado o ‘Fórum para Ministros de Louvor e Adoração’, cujo objetivo era o de abrir oficialmente a grande ‘Conferência Internacional Somos Um’ com um momento de louvor e adoração conduzido por diversos ministros católicos e evangélicos.

Louvor, adoração, pregação e testemunhos

Os dias 21 e 22 foram reservados à grande Conferência, que contou com momentos de louvor, adoração, pregação e testemunhos. No sábado, ministraram a Palavra: Pastor Bob Garrett (Comunidade Alleluia / EUA); Monsenhor Juan Usma Goméz (delegado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos / Vaticano); Pastor Bruno Ierullo (Ministério Catch the Fire / Canadá); e Izaías de Souza Carneiro (Moderador da Comunidade Coração Novo e Presidente da ‘Missão Somos Um’). O dia foi encerrado com o Ofício Solene de Vésperas, presidido pelo Padre Marcial Maçaneiro e pelo Pastor José Roberto.

Neste domingo, o dia teve início com a Missa para os irmãos católicos na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca, onde foi realizada uma menção especial ao Jubileu de Prata Sacerdotal de Dom Roque Costa Souza, bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso na Arquidiocese do Rio de Janeiro; Padre Marcial Maçaneiro, assessor teológico da ‘Missão Somos Um’; e Padre Marco Túlio, assistente eclesiástico da Comunidade Coração Novo. Em seguida, já na Cidade das Artes, Dom Orani João Tempesta dirigiu aos presentes uma saudação de encorajamento para a continuidade do caminho da unidade entre católicos e evangélicos pentecostais à luz do ideal da comunhão eclesial. Dada a impossibilidade imprevista da presença do Bispo Abner Ferreira para a palavra conjunta com o Cardeal Tempesta, o Pastor Alan dos Santos se fez presente para representar o Bispo da Igreja Assembleia de Deus Madureira e para, em seu nome, assinar a Carta de Intenções. Em seguida, foi apresentado aos presentes o “Dossiê Missão Somos Um”, livro produzido pela ‘Missão Somos Um’ e pela Editora Betel (Igreja Assembleia de Deus) que conta a história da ‘Missão Somos Um’, explicita seus fundamentos bíblicos e eclesiais, e prospecta o futuro de sua atuação. Na sequência, ministraram a Palavra: Pastor José Carlos Marion (Unidade Cristã Missionária / Jundiaí; ENCRISTUS) e Padre Marcial Maçaneiro, que proferiu uma palavra de envio seguida de uma bênção a todos os presentes, o que encerrou a ‘III Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um’.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest