Católicos e Evangélicos reunidos em oração pela unidade do Corpo de Cristo

Em 15 de setembro deste ano, no Rio de Janeiro, foi formalizada uma Declaração Conjunta em favor da liberdade religiosa no Brasil. Após este importante ato, o passo seguinte foi a formação de um grupo de comunhão de líderes, que tem como proposta reuniões mensais para promover reflexões sobre a unidade cristã, tema tão necessário e, ao mesmo tempo, difícil e até polêmico nos corredores das Igrejas.

Nesta última terça-feira, 12 de outubro, ocorreu o primeiro encontro online desse grupo de comunhão com a participação de quatorze lideranças cristãs com ministérios espalhados pelo Brasil e também com trabalhos internacionais.

Estiveram presentes Sr. Izaías Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo e presidente da Missão Somos Um; Pr. Asaph Borba, ministro de música e líder de louvor; Pr. Silas Esteves, fundador e pastor Ministério Bethesda; Pr. Edvaldo Nascimento, membro da Nova Igreja, na Barra da Tijuca/RJ e vice-presidente da Missão Somos Um; Bispo Francisco Ferreira, Igreja Sara Nossa Terra; Pr. Valmilton Dantes, do Ministério Restauração e Vida; Pr. Luiz Guatura, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério Madureira; Pe. Marco Tulio, pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, no Engenho da Rainha; Pr. Carlus Marcelus, Ministério Empreendedor Cristão – MEC; Pr. Jacó Tavares, da Save Church; Sr. Pedro Menezes e sua esposa a Sra. Nathalia Menezes, do Ministério Restauração e Vida; Sra. Ângela Amorim, secretária geral da Comunidade Coração Novo e da Missão Somos Um; Sra. Elena Arreguy, membro da Comunidade Católica Shalom e secretária internacional da Missão Somos Um; e, por fim, Sra. Eloina Montalvão, secretária executiva da Comunidade Coração Novo.

O encontro teve seu início com a ministração de cânticos feita pelo pastor Asaph Borba, seguida de uma reflexão sugerida pelo bispo Francisco Ferreira em torno do tema “misericórdia”. A partir daí cada participante fez uma breve reflexão culminando com uma oração. O encontro se encerrou com a oração ministrada pelo irmão Pedro Menezes.

21 de outubro – Dia do Ecumenismo (Unidade do Corpo de Cristo)

O Dia do Ecumenismo é comemorado anualmente em 21 de outubro, no Brasil.

Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal.

O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.

Atualmente, vários estados brasileiros celebram o ato ecumênico no dia 21 de outubro, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

Em outros estados brasileiros, como no Pará e no Amazonas, o Dia do Ecumenismo é celebrado em 23 de setembro.

Dia do Ecumenismo - Unidade do Corpo de Cristo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest