Selecione uma bandeira para alterar o idioma.

Padres e pastores relatam experiência com a unidade dos cristãos

unidade-dos-cristaos-728x482

Em entrevista exclusiva, católicos e evangélicos falam sobre a importância do tema para a igreja e são presença confirmada na Conferência Internacional Somos Um.

Há poucos dias da “Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um”, o centro de eventos da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), já se prepara para receber cristãos católicos e evangélicos vindos de diversas regiões do Brasil e também de outros países, com o propósito de adorarem a Deus em unidade. O evento acontece entre os dias 3 e 6 de agosto (sendo os dias 5 e 6 abertos ao público em geral) e contará com as participações de padres e pastores do Brasil e dos Estados Unidos.

O projeto foi idealizado pelo missionário católico e fundador da Comunidade Coração Novo no Rio de Janeiro (RJ), Izaias de Souza Carneiro, que também integra a equipe de serviço do Encontro de Cristãos em Busca da Unidade e Santidade (ENCRISTUS) no Brasil. O objetivo é promover a unidade entre os cristãos através do louvor e da adoração.

Um dos conferencistas do evento, o pastor e líder há 30 anos do Ministério Koynonia de Louvor, Bené Gomes, fala sobre sua experiência com o tema da unidade. Segundo ele, foi em 2007, depois de um convite para ministrar em uma igreja católica no bairro do Meier, zona norte do Rio de Janeiro, que percebeu a oportunidade de estreitar laços com os irmãos. “Fomos muito bem recebidos por eles, que sabiam cantar a maior parte de nossas músicas. Desde então passamos a nos reunir uma vez por mês para orarmos, compartilharmos a palavra e termos comunhão, o que acontece até hoje”.

Para Bené, as diferenças doutrinárias existentes entre os cristãos não deveriam servir de justificativas para a divisão no Corpo de Cristo. “Eu costumo dizer que é possível sim ter unidade nas coisas essenciais como, por exemplo, a confissão de Cristo como único Salvador e sua centralidade em nossas vidas. Por outro lado, naquilo que não é essencial podemos divergir com maturidade e respeito, entendendo que a importância da unidade está acima das nossas diferenças de visões, leituras e interpretações bíblicas”. O líder do Koynonia também vê na ignorância espiritual e no preconceito os principais fatores que impedem o avanço da unidade entre os cristãos. “Quando Deus olha para os católicos e os evangélicos vê filhos lavados e remidos pelo sangue de Jesus que servem as igrejas nas quais estão inseridos”.

O evento recebe também o apoio do Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, que lembra que “a igreja católica tem o documento do Concílio Vaticano II que fala justamente sobre o ecumenismo, que é o diálogo com todas as denominações cristãs, reconhecendo toda a disponibilidade e vontade de, daqueles que creem em Cristo, saberem se respeitar, se amar, rezar juntos e, ao mesmo tempo, vivenciar a unidade”. O cardeal também revela a importância da unidade no início de sua jornada e ordenação presbiteral. “Em minha ordenação de padre escolhi como lema ‘que todos sejam um’ e, de uma certa forma, levei para frente durante toda a minha vida até hoje como lema do meu trabalho pastoral, convicto de que realmente o Senhor nos deseja vivendo a diversidade e o respeito ao outro, sabendo que não se resume à uniformidade, mas sim à unidade em meio a diversidade. Tenho visto como isso é importante para mim, para a igreja enquanto tal e para o mundo” reforça.

Na programação da “Conferência Somos Um”, os participantes terão a oportunidade de acompanhar ministrações que falam a respeito da importância da música para a unidade dos cristãos. O pastor, músico e compositor Asaph Borba, que exerce grande influência no meio evangélico desde os anos 70, também será um dos conferencistas e conta que sempre acreditou na unidade da igreja. “Quando compus o cântico ‘Alto Preço’ foi uma declaração sincera de quem crê nessa verdade. Acredito que o louvor une sempre. Quem aprende a cantar junto aprende a viver junto”, reforça o cantor que possui livros, CDs e DVDs em diversas partes do mundo.

A mesma visão é compartilhada pelo assessor para o diálogo ecumênico da Diocese de Osasco (SP), Padre Douglas Pinheiro, outro conferencista do projeto que vê o louvor e a adoração como alguns dos elementos que, de fato, unem os cristãos. “O movimento carismático no Brasil, quando chegou ali pelas décadas de 70 e 80, não tinha ainda um arcabouço artístico do qual se servir nos grupos de oração. Então, por muitos anos nós nos alimentamos espiritualmente de louvores evangélicos, que era o que existia naquele tempo. Temos essa gratidão aos irmãos evangélicos por nos terem possibilitado um encontro com Deus através de músicas compostas por eles”, explica o padre, que também é professor de teologia sistemática na UNISAL-SP.

pastor Mike Herron é pianista, compositor e um dos líderes fundadores do “John 17 Movement” (Movimento João 17), uma iniciativa internacional que promove a unidade entre os cristãos. Ele é um dos convidados a ministrar no evento e diz ver na música a ferramenta que Deus está utilizando para restaurar o Corpo de Cristo. “Nós teremos católicos, protestantes, evangélicos e carismáticos e estaremos unidos para adorar ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Temos um só Senhor e um único Salvador. Estaremos lá para celebrá-Lo, aprender sobre Ele e como podemos adorá-lo mais efetivamente em nossos ministérios”.

Para mais informações, inscrições e sugestões de hospedagem, basta que o interessado acesse o site do evento missaosomosum.com.br ou baixe o aplicativo “Rede Somos Um”, uma plataforma lançada recentemente que facilita a busca por informações sobre o evento e outras notícias a respeito da unidade entre os cristãos. O App está disponível gratuitamente nos sistemas Google Play e iOS.

Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um

Data: 03 a 06 de Agosto

Local: Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest